Formação Crescer pelo Mar – início de formação vela ligeira

Formação Crescer pelo Mar – início de formação vela ligeira

Na quarta-feira, dia 24 de novembro foi dia de atividades do Crescer pelo mar no Centro náutico em Faro. As atividades realizadas foram conteúdos de powerboat e vela.

O grupo dividido em dois ficaram com o formador Fábio Buchinho, a abordar as manobras de planar e de manobra em espaço reduzido e com o formador Sérgio Cardoso a fortalecer a nomenclatura de uma embarcação à vela, assim como, aprender a aparelhar uma embarcação de vela ligeira.

A atividade de powerboat começou com um pequeno briefing sobre a segurança a entrar no barco. De seguida, o formador Fábio, começou a questionar os alunos dos passos a fazer e o que se tinha de verificar antes de pôr uma embarcação a planar, o mesmo foi feito para a manobra de inversão de marcha. Durante as manobras, passámos várias vezes por outras embarcações e o tem dos abalroamentos veio ao de cima, os alunos mostraram conhecimento sobre os temas abordados.

As formação específica nestas áreas permite uma especialização para que estes jovens possam no futuro enquadrar em segurança várias atividades náuticas. Esta é uma formação inovadora em Portugal pois não existe nenhum oferta formativa na área – Atividade marítimo Turística.