Ria+ 2023 – campanha de limpeza

Ria+ 2023 – campanha de limpeza
 

Ação da Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos (AECO) removeu mais de 10 toneladas de entulho na Barrinha, Praia de Faro.

Os escombros, alegadamente resultado da intervenção da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, permaneciam abandonados no local há vários anos.

A ação de resgate destes materiais prejudiciais tanto para a fauna e flora, como para os utilizadores e visitantes do parque natural, decorreu no âmbito do projeto de voluntariado RIA+ e contou com o apoio inestimável da empresa Europontal.

«Foram necessários 20 dias, 160 voluntários, dois barcos e muitos camiões com contentores para completar este desafio com sucesso. Foi trabalhoso, mas a diferença é incrível», salienta com orgulho Sandra Godinho, responsável pela edição deste ano do projeto.

 

Há praticamente 10 anos que esta associação recebe anualmente em julho, grupos de escoteiros belgas que se deslocam a diversas zonas da Ria Formosa para realizar ações de conservação e trabalho social.

A AECO «traça objetivos, lança desafios, mas os nossos voluntários são os grandes heróis de todas as conquistas que temos alcançado ao longo dos anos. São pessoas muito jovens, com idades entre os 15 e os 22 anos, que apesar de não ambicionarem reconhecimento, merecem ser aplaudidas por todos nós. Até porque dar notoriedade ao seu trabalho também inspira outros a acreditar que podem ajudar, que o seu contributo, por mais pequeno que seja, pode fazer a diferença», continua a responsável.

De cara lavada, a Barrinha convida todos os farenses e visitantes a lá irem ajudar na reta final.

Sob o mote «Vai à barrinha e traz uma pedrinha», a AECO espera que o último montinho consiga ser removido, ainda durante esta época balnear, com a participação de todos.