Institucional

A ASSOCIAÇÃO PARA O ESTUDO E CONSERVAÇÃO DOS OCEANOS conta na sua génese com um conjunto de pessoas relacionadas profissionalmente com a investigação, nas mais diversas áreas do saber, e que do ponto de vista pessoal partilham uma paixão comum pelos mares e uma preocupação com a conservação da natureza.  Apesar de recente, a aECO tem pólos de acção diversificados podendo os seus objectivos ser sistematizados da seguinte forma:

  1. Organizar e promover acções de carácter formativo, de forma isolada ou em parceria com entidades relevantes,  nas seguintes áreas: conservação, biodiversidade, sistemática, recursos naturais, ecoturismo e  turismo da natureza, empreendedorismo responsável e sustentabilidade, métodos e técnicas de investigação, recolha e análise de dados,  bem como outras que se revelem pertinentes no âmbito dos diversos projectos englobados nas alíneas anteriores.
  2. Apoiar a produção e divulgação de conhecimento científico relacionado com os oceanos e as comunidades que nele se baseiam, através, designadamente, da cedência de infra-estruturas, equipamentos, materiais e recursos humanos necessários para a prossecução de projectos de investigação;
  3. Promover  turismo científico ou de conhecimento, responsável e sustentável, com vista a sensibilizar para a importância da gestão e desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos e das comunidades autóctones directamente ou indirectamente dependentes de actividades piscatórias;
  4. Realizar projectos de voluntariado e/ou enriquecimento curricular, que visem exclusivamente ou em paralelo com outros temas, a protecção e conservação da natureza, assentes numa política de concertação entre entidades públicas e privadas, com vista à definição de objectivos, organização, cedência de recursos e avaliação de resultados.